Desistência?
on 6 de setembro de 2012
at 13:40
Oportunamente, quero tocar num assunto delicado: a questão do suicídio. Existe um cuidado na mídia em evitar noticiar o fato, mas considero importante a discussão, com intenção de prevenir. Vivemos num mundo de pessoas doentes e precisamos cuidar uns dos outros. Em relação a isso, há um material interessante no portal do jornalista André Trigueiro. Vale a leitura e a conscientização.
Fantática. Delicada e direta como sempre!Sou fã assumida!
É uma pena mesmo que a mídia não divulgue o que é produzido sobre o assunto. Há um documentário incrível chamado “Boy Interrupted”, feito pelos próprios pais de um garoto de 15 anos suicida, que mostra o drama familiar de quem precisa lidar com isso e não sabe como obter as respostas. Parabéns pela iniciativa!!
Puxa Clarinha realmente é um assunto muito sério , e há que se ter bastante delicadeza pra tratar. Isso só prova pq eu eu sou sua fã.Bjs.Em tempo, tô muito feliz com a volta das tirinhas.
Linda forma de abordar o assunto, Clara!!!!
Realmente, é um assunto que é “varrido para debaixo do tapete” como se assim ele fosse sumir. Temos que conversar sobre ele, aprender como identificar um possível “suicida” e como ajudá-lo.
Belíssima iniciativa tua tratar desse assunto.
Vale a pena olhar também o Depression Comix. Escrito por um autor que já sofreu de depressão profunda (e segundo ele, ainda tem recaídas vez ou outra). É esclarecedor pra todas as pessoas que nunca tiveram depressão, e muito reconfortante para pessoas depressivas porque mostra situações comuns que elas já passaram, e ajuda a dar um senso de identidade de que elas não estão sozinhas no mundo.
O único problema é que está em inglês. Este é o link pra primeira tirinha: http://depressioncomix.tumblr.com/post/10012388094/depression-comix-1-nav-1-2
Ja vi todas as suas tirinhas publicadas aqui no blog, mas nenhuma chegou no nivel de sensibilidade e positividade dessa tirinha. Parabens pela iniciativa! 🙂
Parabéns pela sensibilidade que teve em tratar do “assunto tabu na tirinha” e pelo link do artigo.
Olá, sou estudante de medicina do quarto ano. Apenas para te explicar, o motivo de o assunto não ser discutido é porque isso estimula os índices de suicídio. O suicídio é a maior causa de morte no mundo, inclusive maior que guerras e câncer. Mas por proteção da própria população esse assunto é evitado de ser discutido. Pessoas com transtorno depressivo, ansioso ou de personalidade, por exemplo, podem ter o comportamento suicida desencadeado por noticias ou discussões sobre isso. Realmente, o ideal seria que fosse melhor abordado e discutido, mas infelizmente isso é utópico… parabens pelo blog 🙂
Olha, eu discordo disso que ‘o assunto não é discutido pra não estimular o aumento’ e tal. Entendo a justificativa, mas discordo. Acho que quanto mais mantemos os assuntos difíceis debaixo do tapete, como tabus, pior fica. Falo por ter tido dois suicidas na família, um deles meu pai. Ele tinha um comportamento que a gente notava, percebia, mas ninguém falava nada. Um dos meus remorsos é pensar que se tivéssemos falado abertamente, ele pudesse ter pedido ajuda. Claro, hoje sei que ficar remoendo isso não é o melhor. Mas é um pensamento que sempre volta.
Acho sim que os assuntos devem ser tirados desse véu de ‘proibido falar a respeito’. Devemos falar, desmitificar, tirar a aura de que o suicídio é uma boa saída. Como os suicidas em potencial vão perceber isso sozinhos, sem ninguém falar no assunto?
não acredito que seja utopico. o suicida planeja por meses e muitas vezes da sinal da ação que ira tomar e familia não nota, considera a depressão rpeguiça, manha, birra..se a doença fosse esclarecida da forma correta pela midia isso seria evitado, há tratamentos e varios centros como enfermarias, hospitais dia e CAPS ( centro de atenção psicossocial) para isso e que a população num tem contato, dessa forma, ao ser esclarecido a doença mental fica mais facil de ser compreendida pela população e pelos familiares entederem e respeitarem e outra o suicida naum precisa de estimulos externos (midia) pq a vontade ( ou falta de vontade de viver) vem do seu mundo interno.
quanto ao blog e a tira, achei muito boa, criative, sensivel e direta.
Já sou fã há bastante tempo, agora sou ainda mais… ótima referência ao site do André Trigueiro. O CVV faz um trabalho importante e incrível, mas infelizmente pouco reconhecido, de prevenção do suicídio. Esse é um assunto delicado realmente, e parece até que muitas pessoas evitam conversar sobre isso…
Comments are closed.